NOTÍCIAS

Agosto Lilás: vale-transporte gratuito é oferecido às vítimas de violência doméstica em Uberaba | Triângulo Mineiro


Em Uberaba, as mulheres vítimas de violência doméstica e em situação de vulnerabilidade econômica vão receber um vale-transporte gratuito da Prefeitura. O cartão de ônibus será entregue durante o atendimento no Centro Integrado da Mulher (CIM). A oferta do benefício foi anunciada na terça-feira (9), durante a abertura da campanha Agosto Lilás.

Conforme a Prefeitura, a proposta é assegurar o acesso das vítimas aos diversos serviços oferecidos pela rede de proteção à mulher, como Defensoria Pública, Núcleo de Práticas Jurídicas da Universidade de Uberaba (Uniube), Centro de Atendimento Integral à Saúde da Mulher (Caism) e Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

A secretária de Desenvolvimento Social, Gicele Gomes, explicou que os profissionais concederão o benefício do transporte gratuito caso uma situação de vulnerabilidade socioeconômica seja detectada durante o acolhimento no CIM.

O número de passagens fornecidas dependerá da quantidade de encaminhamentos gerada pelo CIM. Nos primeiros 12 meses, o Município fornecerá 3.600 passagens de ônibus. A quantidade poderá ser aumentada, conforme a demanda.

“A violência doméstica é um fenômeno complexo e múltiplo. A mulher demanda atendimento em diversas áreas, como psicologia, assistência social, saúde e assistência jurídica, além de apoio para alcançar a independência financeira. Por isso precisamos de iniciativas que estimulem a vítima a dar continuidade aos atendimentos”, afirmou a secretária.

O anúncio do novo serviço ocorreu durante o 1º Fórum “A Rede em Cena”, no anfiteatro do Centro Administrativo. Direcionado aos profissionais da rede de proteção à mulher, o Fórum reuniu representantes das forças de segurança, Judiciário, Ministério Público, secretarias municipais e outros órgãos.

A programação do Agosto Lilás também prevê rodas de conversa com mulheres, palestras na zona rural, sala de espera temática no Caism e capacitação de agentes comunitários de saúde para atuarem no enfrentamento da violência contra a mulher.

O encerramento será no último domingo do mês, com blitz educativa na Concha Acústica. O cronograma completo está disponível no Portal da Mulher.

  • LEIA TAMBÉM: ‘Portal da Mulher’ é lançado em Uberaba com os principais serviços oferecidos a elas no município

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas



Fonte: G1


10/08/2022 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?