NOTÍCIAS

Mulher com suspeita de varíola dos macacos morre em Uberaba | Triângulo Mineiro


Uma mulher, de 43 anos, com suspeita de varíola dos macacos, morreu nesta quinta-feira (18) em Uberaba. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que informou que ainda não saiu o resultado do exame que comprova ou não a doença na paciente.

Ainda conforme a secretaria, as amostras para exames foram enviadas à Fundação Ezequiel Dias, em Belo Horizonte, na quarta (17). A Prefeitura também informou que no dia 12 de agosto dois homens tiveram diagnóstico descartado da doença na cidade.

Com essa informação, Uberaba passa a ter três casos suspeitos de varíola dos macacos, conforme nota da SMS. Todos aguardam análise no laboratório de referência do Estado, a Fundação Ezequiel Dias. As investigações seguem o protocolo definido pelo Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde.

O g1 solicitou à Prefeitura o perfil dos três pacientes suspeitos e aguarda retorno.

O que é a varíola dos macacos?

A varíola dos macacos é uma doença viral rara transmitida pelo contato próximo com uma pessoa infectada.

  • Veja lista de sintomas e como se proteger

A transmissão pode ocorrer pelas seguintes formas:

  • Por contato com o vírus: com um animal, pessoa ou materiais infectados, incluindo através de mordidas e arranhões de animais, manuseio de caça selvagem ou pelo uso de produtos feitos de animais infectados. Ainda não se sabe qual animal mantém o vírus na natureza, embora os roedores africanos sejam suspeitos de desempenhar um papel na transmissão da varíola às pessoas.
  • De pessoa para pessoa: pelo contato direto com fluidos corporais como sangue e pus, secreções respiratórias ou feridas de uma pessoa infectada, durante o contato íntimo – inclusive durante o sexo – e ao beijar, abraçar ou tocar partes do corpo com feridas causadas pela doença. Ainda não se sabe se a varíola do macaco pode se espalhar através do sêmen ou fluidos vaginais.
  • Por materiais contaminados que tocaram fluidos corporais ou feridas, como roupas ou lençóis.
  • Da mãe para o feto através da placenta.
  • Da mãe para o bebê durante ou após o parto, pelo contato pele a pele.
  • Úlceras, lesões ou feridas na boca também podem ser infecciosas, o que significa que o vírus pode se espalhar pela saliva.

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas



Fonte: G1


18/08/2022 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?