NOTÍCIAS

Aumenta o número de pessoas em situação de rua em Uberaba; confira detalhes do censo 2022 | Triângulo Mineiro


Uberaba tem 286 pessoas em situação de rua, segundo levantamento da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), realizado entre 1º de julho e 8 de agosto de 2022. O número é 41,58% maior do que em relação ao ano passado, quando foram contabilizados 202 moradores nas ruas da cidade.

  • LEIA TAMBÉM: Aumenta o número de pessoas em situação de rua no Brasil, diz pesquisa

Dados como naturalidade, idade, sexo, escolaridade, motivo de estarem nas ruas, serviços acessados e outras variáveis foram coletados com o grupo. Das 286 pessoas, 17 não quiseram participar da pesquisa e foram classificadas somente quanto ao sexo.

Segundo informações dos entrevistados, 116 deles nasceram em Uberaba e 28 são itinerantes, de passagem pela cidade. Outros dois são imigrantes venezuelanos. Dez não responderam à pergunta, e o restante veio de outras cidades para se instalar em Uberaba de forma permanente.

A maioria, conforme o censo, é homem, com 268 indivíduos nas ruas. Dezesseis são mulheres e há também dois transexuais. As faixas etárias com maior concentração são as de 40 a 59 anos (135) e 18 a 39 anos (125). Apenas 13 pessoas são idosas. Quanto à etnia, 91 se autodeclararam brancos, seguidos dos pardos (90), negros (77) e indígena (1). Dez não responderam.

Dos entrevistados, 147 disseram possuir o ensino fundamental, 65 têm ensino médio e sete chegaram a cursar o nível superior. Os demais são alfabetizados (21) ou analfabetos (13).

Os pesquisadores também perguntaram sobre quais serviços públicos a população já teve acesso, sendo que a Abordagem Social e o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) foram os mais mencionados. Também se destacaram o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (CAPS AD), os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e a Casa de Passagem para o Itinerante.

Sobre o motivo de estar nas ruas, 113 pessoas relataram rompimento de vínculo familiar. Entre eles, 23 associaram a ruptura ao uso abusivo de drogas ou álcool.

“A proposta do diagnóstico é mapear o perfil dessa parcela da população, em constante movimento, de modo a melhorar os serviços prestados. São produzidas informações atualizadas e importantes para a definição das políticas públicas para a garantia de direitos da população em situação de rua”, destacou a secretária da Seds, Gicele Gomes.

A Prefeitura reforça que, ao ver uma pessoa em situação de rua, o uberabense pode acionar o serviço de Abordagem Social pelo (34) 99667-4451.

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas



Fonte: G1


19/08/2022 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?