MENU
A dois dias das Eleições 2022, a atenção dos eleitores se volta ainda mais para as pesquisas eleitorais, que neste ano baterem recorde de divulgação. Um webinar realizada nesta sexta-feira (30) teve o objetivo de discutir como essas pesquisas são feitas, os métodos e também o nível de confiança delas.
O evento realizado em parceria entre a TV Integração e a Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub) contou com a participação de Alon Feuerwerker, analista político e Diretor de Política da FSB, e Marcelo Tokarski, jornalista e sócio-diretor do Instituto FSB Pesquisa.
Durante o evento, os especialistas mostraram um levantamento com dados de 24 institutos de pesquisa.
“O que a gente faz é um agregador, ou seja, pegar mais de 20 pesquisas e ver o que todas têm em comum, ver qual a resultante da média entre elas, faz ter um bom indicador”, explicou Feuerwerker.
“Tem um negócio que é o intervalo de confiança, que é de 95%. Se você faz 100 pesquisas, cinco delas vão estar fora da margem de erro, você vai estar errando. Temos que ter uma atitude atenta, porém crítica em relação aos números”, finalizou Feuerwerker.
Mesmo com os números consolidados, a população tem dúvidas sobre as pesquisas, o que o jornalista trata como natural. “O questionamento é natural, é da democracia”.