
MENU

[ad_1]
Dados foram analisados pelo g1 a partir do boletim da Secretaria de Estado de Saúde publicado nesta quarta-feira (28). Número de mortes também foi maior. O mosquito Aedes aegypti é o transmissor da dengue
Freepik
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) publicou nesta quarta-feira (28) o último boletim de monitoramento da dengue de 2022. Até segunda-feira (26), foram 4.866 casos da doença em Uberlândia e mais 1.622, em Uberaba.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Em comparação com 2021, os dados apontaram que o número de diagnósticos aumentou nas duas principais cidades do Triângulo Mineiro. Em Uberlândia, foram confirmados 656 casos no ano passado, número sete vezes menor que em 2022.
Já em Uberaba, foram 396 registros em 2021. Com isso, a quantidade de casos em 2022 quadruplicou em relação ao período anterior.
Em agosto, o coordenador do Programa de Controle da Dengue em Uberlândia, José Humberto Arruda, alertou para o aumento no número de casos.
“A doença vem apresentando picos em todo o país e a participação de cada morador é fundamental para que o número de pessoas acometidas não aumente de forma desenfreada. A doença deve ser encarada com muita seriedade, pois é causadora de grandes prejuízos na rede pública e nas empresas, com afastamentos de trabalhadores”, disse Arruda.
Em relação aos óbitos, Uberlândia fechou o ano com seis mortes pela doença, enquanto Uberaba teve um óbito. Em 2021, nenhuma das cidades teve vítimas da doença, segundo a SES-MG.
“É importante a população entender que a responsabilidade pelo controle e eliminação dos vetores não cabe somente ao setor público. Cada um precisa fazer a sua parte para evitarmos que o mosquito se multiplique”, afirmou o chefe do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias de Uberaba, Eduardo Plácido dos Santos.
LEIA TAMBÉM:
João Pinheiro é a cidade de MG com maior registro de raios em 2022; veja ranking dos municípios da região
Brasil criou 135 mil empregos formais em novembro, 56,8% menos que no ano passado
📲 Confira as últimas notícias do g1 Triângulo e Alto Paranaíba
📲 Acompanhe o g1 no Instagram e no Facebook
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas
[ad_2]
Fonte: G1