
MENU

[ad_1]
A espécie de marreco é comum nas lagoas da cidade de Lagoa Formosa, mas normalmente não circulam pelo perímetro urbano. Casal de Irerês chama atenção ao passear pelas ruas de Lagoa Formosa
Um casal de irerês e seus dez filhotes foram vistos andando pelas ruas de Lagoa Formosa, no Alto Paranaíba. A espécie de marreco é comum na região e costuma ficar próxima à lagoa que fica no Centro, mas não costumam andar pelas demais áreas da cidade.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Segundo o biólogo especialista em avifauna, Vitor Tolentino, os irerês tem seu período de reprodução na época de chuvas. No período chuvoso, bolsões de água se formam em matas próximas às estradas e à lagoa, o que faz as aves buscarem essas formações.
O biólogo explicou, ainda, que devido aos filhotes, a família de aves provavelmente pousou no perímetro urbano para procurar uma dessas lagoas, caminhando entre as ruas da cidade.
Irerês andando pelas ruas de Lagoa Formosa.
Divulgação/Tenente Pedro Corpo de Bombeiros
Irerê
O irerê, de nome científico Dendrocygna viduata, também é conhecido por siriri, paturi, marreca-viúva e marreca-piadeira, e é uma das espécies de patos mais comuns próximos as áreas urbanas. Eles têm uma espécie de máscara branca na face, que se acentua em contraste com o pescoço negro e o bico chumbo. Além disso, o peito é castanho e o resto do corpo com listras brancas e pretas.
A ave, que habita áreas de brejos, rios, corixos e baías, é vista pela América do Sul, a partir da Argentina, até a América Central, também passando pela África Ocidental. A reprodução e o chocamento dos ovos é feito em áreas alagadas. A espécie voa em bandos e formação em seta, com voz alta e aguda, semelhante a de um apito.
*Estagiário sob supervisão de Guilherme Gonçalves e Mariana Dias.
VEJA TAMBÉM:
Ensaio ‘eletrizante’: influencer viraliza com fotos em quadra de tênis usando raquete de matar mosquito
Sônia Guajajara é anunciada por Lula como ministra dos Povos Indígenas; veja perfil
📲 Confira as últimas notícias do g1 Triângulo e Alto Paranaíba
📲 Acompanhe o g1 no Instagram e no Facebook
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas
[ad_2]
Fonte: G1