
MENU

Polícia Civil apura se houve fraude no sistema bancário, que permitiu que o valor fosse retirado de conta do Executivo. Foto de arquivo de celular
Reprodução/RPC
Um rombo de quase R$ 215 mil nos cofres do Fundo Municipal de Saúde de Uberaba é investigado pela Polícia Civil. O órgão apura se houve fraude no sistema bancário, que permitiu que o valor fosse retirado dos cofres públicos.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
De acordo com a Polícia Civil, a denúncia foi feita por servidores da Secretaria de Saúde de Uberaba. Segundo a pasta, a situação ocorreu em janeiro, em uma conta na Caixa Econômica Federal, do Fundo Municipal de Saúde.
O Conselho Municipal de Saúde afirma que a transferência foi solicitada por um e-mail falso, utilizando o nome da antiga presidente do órgão, para o gerente da Caixa, destinada a uma conta de pessoa física;
A Secretaria de Saúde, porém, não realiza transferências bancárias por e-mail;
Ainda conforme o conselho: “os bandidos fizeram o pedido por e-mail e o gerente do banco fez a transferência”.
Por fim, a Prefeitura disse que “aguarda o ressarcimento pela instituição financeira aos cofres públicos junto a conta vinculada à Secretaria Municipal de Saúde”.
O g1 procurou a Caixa Econômica Federal para saber se: é permitido transações liberadas por e-mail; se sabe em nome de quem esse valor foi transferido; se ficaram sabendo que se tratou de algo que não foi solicitado pela Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba e quais medidas têm sido tomadas após esse ocorrido.
A instituição respondeu apenas que “em respeito à legislação do sigilo bancário, informações sobre contas de clientes são repassadas exclusivamente aos respectivos titulares”.
A Polícia Civil reforçou que inquérito foi instaurado para apurar os fatos e “verificar se houve uma possível fraude no sistema bancário”. Informou ainda que a investigação encontra-se em andamento com a realização de oitivas e diligências.
LEIA TAMBÉM
SEXTOU!: Do sertanejo as antigas músicas dos anos 80, veja o que fazer no fim de semana no Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste MG
QUARESMA: Tilápia e bacalhau: Veja os preços dos pescados mais tradicionais em Uberlândia
MISTÉRIO: O que é esfera metálica misteriosa que apareceu em praia no Japão, segundo oceanógrafo
📲 Confira as últimas notícias do g1 Centro-Oeste de Minas
📲 Acompanhe o g1 no Instagram e no Facebook
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas
Fonte: G1