
MENU

Uma cobra caninana foi encontrada presa em um carro estacionado no Bairro São Benedito, em Uberaba, na manhã de terça-feira (28). A serpente “caroneira” estava escondida dentro do cofre do motor do veículo, que estava parado na Rua Varginha.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o resgate foi difícil porque o animal estava bastante agitado. Além disso, o pouco espaço no cofre e a temperatura do motor também atrapalharam os trabalhos.
Com ganchos e jatos de ar comprimido, os militares conseguiram fazer com que a serpente mudasse de posição, o que possibilitou a retirada dela. O animal foi devolvido à natureza.
A cobra caninana é comum em ambientes urbanos. Apesar de muitas pessoas acreditarem que se trata de uma espécie “agressiva”, ela não oferece riscos para o ser humano.
“As caninanas não são agressivas, só se defendem de forma agressiva. A maioria das cobras que não tem peçonha tentam parecer agressivas para enfrentar o predador em um confronto, então elas vão para cima, se erguem, dão bote e batem o rabo no chão – no caso da caninana, como estratégia de defesa”, explicou o herpetólogo Willianilson Pessoa ao programa Terra da Gente, da EPTV, em março de 2022.
Encontrada em quase todo o Brasil, exceto em algumas regiões do Sul, as caninanas são facilmente reconhecidas pelo padrão de cores amarelo e preto e o grande porte, podendo medir até dois metros de comprimento.