
MENU

Locais foram incluídos nos dados do IBGE no mês de março. Em Minas Gerais, 16 novos distritos municipais foram oficializados, sendo três nas regiões do Alto Paranaíba e Noroeste de Minas. O principal tesouro do Beira Rio é a água do Rio São Francisco.
Prefeitura de São Gonçalo do Abaeté/ Acervo
Uma nova atualização nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) identificou a oficialização de 16 novos distritos no ano de 2022 em Minas Gerais. Os dados, atualizados em14 de março, mostram que agora o estado passa a ter 1.816 distritos em regiões municipais.
No Alto Paranaíba e Noroeste de Minas, Monte Carmelo, Patos de Minas e São Gonçalo do Abaeté contam com as novas subdivisões municipais, adotando cada município um novo distrito. Confira:
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Comunidade de Alagoas
Distrito de Alagoas, Patos de Minas
Prefeitura de Patos de Minas/ Acervo
A ocupação da área de Alagoas, em Patos de Minas, segundo os registros da Prefeitura, teria começado antes de 1980, mas foi a partir desse ano que o processo de adensamento do então povoado ocorreu, uma vez que trabalhadores de lavouras de café começaram a fixar moradia.
A localidade foi elevada a distrito em 2012, pelo projeto de lei 3421, mas só foi reconhecido oficialmente após o projeto de lei 5473/2022, que corrigia algumas burocracias da norma, tornando o processo legal. Por isso a criação do distrito passou a integrar a lista do IBGE somente em 2023.
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), o distrito tem 855 pessoas aptas a votar. Ainda conforme a Prefeitura, a região tem cerca de 300 residências.
Alagoas está localizado a 19 km de Patos de Minas. Tem escolas, posto de saúde, igreja e comércio.
Comunidade de Celso Bueno
Comunidade de Celso Bueno, Distrito de Monte Carmelo
Geraldo Longo/ Youtube
A região faz divisa com Romaria, Iraí de Minas e Patrocínio, estando localizada a 30 km de Monte Carmelo. O nome do distrito faz homenagem ao ex-prefeito da cidade e foi fundada em meados de 1960. Celso Bueno foi elevada a posição de distrito no ano de 2021.
O local tem forte influência da atividade agropecuária, com fazendas de café e de cria de gado de corte e gado leiteiro. Segundo o TRE-MG, o distrito tem eleitorado de 1.682 pessoas.
Comunidade de Beira Rio
Comunidade de Beira Rio, Distrito de São Gonçalo do Abaeté
Prefeitura de São Gonçalo do Abaeté/ Acervo
O Distrito de Beira Rio foi criado em 2017, através da Lei Municipal 896. Ele está localizado a 107 km de São Gonçalo do Abaeté e faz divisa com a cidade de Três Marias.
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, o distrito tem 764 pessoas aptas para votar. O bairro é pequeno, mas com grande importância para a região devido à localização às margens do Rio São Francisco, que atrai turistas para a prática de atividades como pesca, banho e passeios de barco.
O turismo é uma atividade econômica importante para a região, na qual Beira Rio tem influência direta, com atividades como pesca turística, passeios náuticos, caiaque e banhos em diversas cachoeiras.
Municípios e distritos
Segundo o IBGE, municípios são os territórios de menores abrangências do âmbito administrativo da federação brasileira.
Já os distritos são unidades territoriais menores, de âmbito administrativo a um município, do qual ainda tem vínculo maior, seja legalmente — como também para sanar uma ou mais necessidades do povo que reside ali.
Ainda segundo o Instituto, no levantamento mais recente, a estrutura territorial brasileira mantém 5.568 municípios, 10.670 distritos e 643 subdistritos.
Estagiário sob supervisão de Guilherme Gonçalves.
LEIA TAMBÉM:
📲 Confira as últimas notícias do g1 Triângulo
📲 Acompanhe o g1 no Instagram e no Facebook
📲 Receba notícias do g1 no Whatsapp e no Telegram
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas
Fonte: G1