NOTÍCIAS

‘Chupa-cabra’ é encontrado em caixa eletrônico após cliente ter cartão retido em Uberlândia


Um aparelho “chupa-cabra” foi apreendido no domingo (20) em uma agência da Caixa Econômica Federal localizada na Avenida Rondon Pacheco, no Bairro Nossa Senhora Aparecida, em Uberlândia. Ninguém foi preso durante a ocorrência registrada pela Polícia Militar (PM), que acionou a Polícia Federal (PF) para realizar perícia e recolhimento do dispositivo.

O aparelho é utilizado por criminosos para roubar dados de cartões de clientes por meio de saques ou compras através de crédito. (Veja mais informações abaixo sobre o termo).

Em nota a Caixa informou que orienta os clientes a não aceitarem ajuda de estranhos, mesmo dentro das agências. Caso o cartão fique preso na máquina, o cliente deve informar o fato a um empregado, devidamente identificado. Se a agência estiver fechada, o cliente deve entrar em contato com a central de atendimento pelo 0800 726 0101 Veja a íntegra da resposta do banco mais abaixo.

De acordo com a ocorrência, os militares foram acionados através de uma denúncia e encontraram na agência a pessoa responsável pelo acionamento. O sexo e a idade da vítima não foram informados.

Aos policiais, a vítima relatou que o cartão ficou preso no caixa eletrônico por meio de um dispositivo colocado na máquina, enquanto tentava realizar uma transação. O material foi retirado e devolvido.

Ainda segundo a PM, os militares que atendiam a ocorrência precisaram sair do local por uns instantes e ao retornarem encontraram outro cartão retido, mas o dono não estava na agência. O mesmo foi removido e, por se tratar de um banco federal, a Polícia Federal foi acionada.

À TV Integração, a Polícia Federal confirmou que foi acionada pela PM e realizou a apreensão do dispositivo, que foi enviado para perícia. A PF também solicitou ao banco as imagens das câmeras de segurança.

Não há prazo para que a investigação seja concluída. Ninguém foi preso e não há suspeita, até o momento, de quem tenha instalado o “chupa-cabra”.

O dispositivo usado por criminosos é instalado em caixas eletrônicos ou máquinas de pagamento por cartão para o roubo de dados. Na maioria das vezes são pequenos e capazes de gravar as informações dos cartões das vítimas para, posteriormente, serem utilizados em saques ou compras via cartão de crédito.

Cartões sem chip de segurança são ainda mais vulneráveis e mais fáceis de terem os dados roubados pelo “chupa-cabra”.

“A CAIXA esclarece que informações sobre eventos criminosos em suas unidades são repassadas exclusivamente às autoridades policiais e ratifica que coopera integralmente com as investigações dos órgãos competentes.
Orientamos os clientes a não aceitarem ajuda de estranhos, mesmo dentro das agências. Caso o cartão fique preso na máquina, o cliente deve informar o fato a um empregado da CAIXA, devidamente identificado. Se a agência estiver fechada, o cliente deve entrar em contato com a central de atendimento da CAIXA pelo 0800 726 0101, informando ao atendente do banco sobre a situação, para que sejam tomadas as providências, como o bloqueio temporário ou o cancelamento com reemissão.
A CAIXA reforça os principais cuidados que devem ser observados:
-Nunca aceite ajuda de estranhos, mesmo dentro das agências;
-Não forneça senhas ou outros dados de acesso em sites ou aplicativos não oficiais, bem como em ligações telefônicas;
-Desconfie de mensagens solicitando dinheiro, mesmo sendo pessoas próximas, pois o telefone pode ter sido clonado;
-Desconfie de SMS, e-mail ou qualquer forma de comunicação dizendo ser de seu banco, mas que seja de número celular comum e contenha erros de escrita;
-Links suspeitos podem levar à instalação de programas espiões, que podem ficar ocultos no celular ou computador, coletando informações de navegação e dados do usuário;
-Utilize sempre navegadores e softwares de antivírus atualizados;
-A Caixa jamais solicita senha e assinatura eletrônica numa mesma página, sendo a assinatura digitada somente por meio da imagem do teclado virtual;
-A Caixa não solicita ao cliente o desbloqueio ou cadastramento de novos dispositivos móveis (celulares);
O banco disponibiliza orientações de segurança em seu
portal da internet . Em caso de dúvidas, os clientes têm à disposição os canais de atendimento: SAC/Ouvidoria 0800.726.0101, WhatsApp 0800.104.0104 ou qualquer uma das agências da CAIXA”.

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas



Fonte: G1


21/02/2022 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?