
MENU

A Prefeitura de Uberaba está credenciada para operacionalizar no município o Programa Nacional de Crédito Fundiário – Terra Brasil. O Acordo de Cooperação Técnica (ACT) foi assinado na quarta-feira (23) pela Secretaria Municipal do Agronegócio (Sagri) com a Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo, ligada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
O ato de credenciamento teve a presença do titular da Sagri, José Geraldo Borges Celani, técnicos da pasta e as representantes da Rural Consultoria, empresa de Montes Claros vencedora de concorrência pública junto à Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), para desenvolver o programa com 33 municípios do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.
A agrônoma Nicarla Bispo, da Rural Consultoria, explicou que, com esse credenciamento, a Prefeitura de Uberaba tem autonomia para acessar o programa e oferecer financiamentos para produtores rurais, arrendatários e trabalhadores do campo interessados em adquirir terras. O Terra Brasil oferece ao interessado o valor de até R$ 174.289,41.
Segundo Nicarla, o próximo passo será a capacitação dos técnicos da Sagri, responsáveis por cadastrar os beneficiários, seguido da difusão do programa com mobilização dos potenciais participantes, seja por reuniões e mídias, além da elaboração de projetos e assistência técnica aos contemplados.
“O financiamento é individual, porém, o recomendável é que a compra seja feita de forma coletiva. Os produtores procuram o imóvel que lhes interessa, realizam o cadastro na Sagri e o financiamento é feito pelo governo federal para pagamento em até 25 anos, com três anos de carência”, explicou.
A agrônoma ressaltou, ainda, que os juros são de 2,5% ao ano, e bônus de 20% do valor financiado para quem pagar os boletos anualmente sem atrasos.
A consultora Paula Leite afirmou que, para ter direito ao crédito, o interessado deve atender algumas exigências:
Paula lembrou que o menor tamanho a ser financiado em Uberaba é de 5 hectares. Clique aqui para ver as outras condições de financiamento.
O secretário do Agronegócio, José Geraldo Celani, afirmou que o programa de crédito fundiário é uma oportunidade para os produtores rurais que, de fato, têm vocação com a terra para adquirir o próprio imóvel rural e produzir.
Ele assegurou aos contemplados com o programa, assistência técnica com profissionais da Sagri, embora a empresa Rural Consultoria dará assistência por cinco anos e serviços de apoio aos pequenos produtores disponibilizados pela Prefeitura.
“E o interessante é que o próprio produtor pode escolher a terra, claro, desde que esteja à venda e ainda montar um grupo para adquiri-la coletivamente”, finalizou.