NOTÍCIAS

Cachorrinha 'Santa' se aposenta após 7 anos de trabalho no Corpo de Bombeiros em Uberaba

Após sete anos de serviço dedicado e inúmeras missões de resgate, a cadela ‘Santa’ está finalmente se aposentando do Corpo de Bombeiros de Uberaba. Ela se tornou uma heroína canina, participando de operações cruciais, incluindo o resgate de sobreviventes e vítimas da tragédia de Brumadinho.

Cachorrinha 'Santa' se aposenta após 7 anos de trabalho no Corpo de Bombeiros em MG | Triângulo Mineiro
Imagem: Reprodução Cadela Santa e seu tutor.

A parceria entre ‘Santa’ e o sargento Ítalo Cunha é uma história de trabalho incansável e camaradagem e firmeza. Desde que a cadela chegou ao batalhão, os dois formaram uma equipe inseparável, enfrentando desafios perigosos e oferecendo ajuda à comunidade em suas horas mais críticas.

Ítalo Cunha relembra com carinho os momentos em que Santa desempenhou um papel vital nas operações de resgate. “Temos lembranças boas da gente ajudando a população. A Santa exerceu um papel fundamental de ajuda às pessoas vivas, resgate de pessoas que já tiveram um óbito e de dar conforto às famílias. No final da carreira, a gente faz visitas a lares de idosos, então, alegrávamos muitas pessoas que estavam no final da vida. Isso foi muito importante“, incidentalmente emocionado.

A carreira de ‘Santa’ nos bombeiros abrangeu sete anos de dedicação, mas em 2019, ela foi afastada das operações de resgate devido a um problema articular no quadril. O diagnóstico indicado para displasia coxofemoral, uma condição dolorosa que impede a continuidade dos trabalhos aos quais estava acostumada. No entanto, o seu legado como heroína canina já estava previsto.

O desastre ambiental de Brumadinho de janeiro de 2019, que resultou em 270 mortes, três pessoas desaparecidas e nenhuma medida efetiva até o momento, completou quatro anos recentemente. Na época, o Corpo de Bombeiros de Uberaba era a única unidade no interior do estado que contava com cães de busca e resgate, e ‘Santa’ era uma peça fundamental nessa equipe.

Ítalo Cunha registrou os desafios emocionais enfrentados durante as operações de busca em Brumadinho. “Acho que o que mais era exigido era o discernimento para conseguir filtrar o que os parentes das vítimas pediam. Às vezes, os parentes das vítimas nos paravam e diziam ‘encontrem meu familiar’”, relatou.

De acordo com a corporação, o trabalho de busca e resgate foi realizado sempre em duplas de cães, com um cão sendo enviado para confirmar quando outro detectava algo. A estimativa é que 80% dos resgates bem-sucedidos foram possíveis graças à ajuda fundamental dos cães, demonstrando a importância crucial desses animais no trabalho de resgate em situações de desastre.

Agora, ‘Santa’ está pronto para desfrutar de seu merecido descanso ao lado de seu parceiro de vida e trabalho, o sargento Ítalo Cunha, que a atualizou. Sua aposentadoria marca o fim de uma carreira notável e de uma amizade que resistiu às adversidades e desafios, deixando uma marca indelével na história do Corpo de Bombeiros de Uberaba e na comunidade que serviu com tanta dedicação.

Santa ao lado de seu novo tutor. — Foto: Cleliton Veríssimo – Tv Integração/Reprodução
Santa descansa durante operação em Brumadinho. — Foto: Arquivo pessoal/Divulgação




25/09/2023 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?