
MENU

O portal foi desenvolvido pela equipe de TI da fundação. Nele, os usuários têm noção da quantidade de pacientes em espera em cada uma das unidades, além de poder encontrar informações sobre os atendimentos oferecidos.
A ferramenta pode ser acessada por dispositivos móveis ou fixos. De acordo com o administrador em Segurança da Informação da Funepu, Lucilton Vieira Faria, o site é de fácil uso.
“O usuário encontra já no início da página a quantidade de pacientes em triagem e em atendimento médico, em cada uma das unidades. A atualização é feita a cada cinco minutos e está interligada de forma automática ao sistema de atendimento. Desta forma, o paciente pode escolher a unidade que está com menor fluxo naquele momento e buscar atendimento e, ao mesmo tempo, quando possível, evitar momentos de pico”, explicou.
UPA Mirante em Uberaba — Foto: Reprodução/TV Integração
Segundo a Funepu, o paciente também consegue encontrar informações que ajudam a compreender a dinâmica de atendimento das UPAs.
“Buscamos oferecer a informação em uma linguagem de fácil entendimento para um universo que é bem complexo, como é o caso de uma unidade de pronto atendimento. Então, por meio de ilustrações, está, por exemplo, o passo a passo de como é o processo de liberação de uma vaga para um hospital para os casos com ou sem emergência. É possível encontrar ainda, detalhes sobre quais as especialidades são oferecidas, e quando buscar uma UPA ou uma Unidade Básica de Saúde (UBS)”, completou Lucilton.
Sobre as filas, tem uma área específica para explicar a metodologia do “Protocolo de Manchester”, que classifica por cores a gravidade dos casos e seu tempo médio de espera para atendimento, a depender sempre do fluxo do dia.
Segundo o administrador, a plataforma conta com um link para contato com a Ouvidoria Funepu. Nele, é possível deixar elogios, sugestões e reclamações, além de um espaço voltado para a divulgação das ações voluntárias do Programa Multidisciplinar de Atendimento Humanizado (Promah), que desenvolve ações sociais, de bem estar e de educação aos usuários das UPAs.