NOTÍCIAS

Minas Gerais em Alerta: possível estado de emergência por surto de Dengue - Veja Rio Paranaíba

Mais de 400 mil casos de dengue são esperados para este ano no estado, diz governo.

Aedes aegypt – Reprodução

Neste ano, o estado de Minas Gerais enfrenta uma crescente ameaça de surto de dengue, com previsão de ultrapassar 400 mil casos. O Secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, revelou a preocupante estatística nesta terça-feira (23).

Até a última segunda-feira (22), o boletim epidemiológico apontava 11.490 casos de dengue, com um óbito confirmado e 14 sob investigação, consolidando Minas Gerais como o estado com maior número de casos prováveis da doença.

Diante desses números, o Secretário de Estado da Saúde, Fábio Baccheretti anunciou a iminência de decretar estado de emergência, com expectativa de publicação no Diário Oficial até o fim da semana. Ele destacou que desde outubro do ano anterior, a dengue tem apresentado um padrão epidêmico semelhante a anos considerados mais graves, como 2016 e 2019.

O primeiro óbito em 2024 foi registrado em Monte Belo, no Sul de Minas, e a vítima era uma mulher de 79 anos, conforme informou a prefeitura local. Além da dengue, a chikungunya já contabiliza 3.067 casos e uma morte, enquanto o vírus Zika apresentou dois casos prováveis, sem óbitos confirmados ou em investigação.

A incorporação da vacina Qdenga ao Sistema Único de Saúde (SUS), anunciada pelo Ministério da Saúde em dezembro passado, é aguardada como medida crucial. A imunização, prevista para iniciar em fevereiro, será priorizada em crianças e jovens. A quantidade de doses, distribuição e faixa etária serão definidas nas próximas semanas.

O Ministério da Saúde também busca doações para aumentar a disponibilidade de doses, podendo chegar a 6 milhões. A projeção para 2024 indica que Minas Gerais apresenta um “potencial epidêmico” para doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, especialmente com a chegada do período chuvoso e temperaturas elevadas, historicamente associadas ao aumento significativo destas doenças.

Em Rio Paranaíba, de acordo com o último boletim epidemiológico de 01/01 a 18/01, foram 19 casos confirmados, 48 suspeitos e 19 aguardando resultado. Por localidade, o bairro Novo Rio, foi o que apresentou maior número de pessoas com a doença.

A Prefeitura Municipal está realizando o mutirão de limpeza na cidade, nesta semana, a ação acontece nos bairros São Cristóvão, Paranaíba e Novo Rio. Coloque para fora tudo o que possa ser criadouro do mosquito.

Siga nosso canal e fique por dentro das últimas informações!




23/01/2024 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?