
MENU

O primeiro Instituto de Prevenção ao Câncer Júlia do Prado, vinculado ao Hospital de Amor de Minas Gerais e situado ao lado do futuro Hospital do Câncer Dr. José Figueiredo (HC), foi inaugurado neste domingo (21), às 10h, na cidade de Patrocínio.
Esta unidade é a primeira representação do Hospital de Amor de Barretos em Minas Gerais e foi construída e equipada com as emendas parlamentares do deputado federal Weliton Prado, filho de Dona Júlia Prado, que também foi fundador e primeiro presidente da Comissão Especial de Combate ao Câncer no Brasil na Câmara dos Deputados.
O evento contou com a presença de Henrique Prata, Presidente do Hospital de Amor de Barretos; Thiago Miranda de Oliveira, presidente do HC de Patrocínio; o deputado federal Weliton Prado, além de diversas pessoas de toda a região.
A unidade especializada no tratamento do câncer de mama atende 75% dos casos na área, oferecendo serviços como mamografia, ultrassonografia mamária, consultas com mastologistas e procedimentos cirúrgicos de pequeno e médio porte. Lembrando que o câncer de mama é o tipo mais letal entre as mulheres no Brasil, vitimando, em média, 50 mulheres por dia.
Para o câncer de colo do útero, que é o terceiro tipo de câncer mais comum entre as mulheres no país, o Instituto promete tratar 98% dos casos. Serão disponibilizados exames de Papanicolau em meio líquido, que oferecem maiores resultados diagnósticos, além de colposcopia com biópsia e cirurgias.
Além disso, a unidade vai atender as pacientes com a Carreta da Prevenção, que vai percorrer as cidades, garantindo uma cobertura de mais de 1 milhão de habitantes.
A inauguração do Instituto de Prevenção Júlia do Prado é um marco significativo na luta contra o câncer em Patrocínio e nas áreas vizinhas. O instituto não apenas fortalece os recursos de saúde, mas também simboliza a esperança e o compromisso contínuo com um futuro onde a prevalência do câncer seja significativamente reduzida.
E no próximo sábado, 27 de abril, às 10h, haverá o lançamento da 12ª Campanha em prol da Construção do Hospital de Amor de Patrocínio, que acontecerá na sede do Sindicato dos Produtores Rurais do Rio Paranaíba.