
MENU

Imagem: Reprodução
A Receita Federal emitiu um alerta importante para os Microempreendedores Individuais (MEIs) sobre a existência de sites fraudulentos que prometem gerar o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS). O DAS é uma guia que deve ser paga pelos MEIs todo dia 20 de cada mês, garantindo assim seus benefícios previdenciários e a regularidade com os impostos.
O documento pode ser emitido diretamente no Portal do Simples Nacional, através do Programa Gerador do DASMEI (PGMEI) ou pelo aplicativo MEI. No entanto, a Receita Federal alerta que golpistas têm utilizado sites falsos para enganar os usuários, redirecionando-os para programas geradores de documentos fraudulentos, o que pode resultar em prejuízos financeiros.
Para evitar cair nesses golpes, a Receita Federal orienta os MEIs a verificarem atentamente o endereço eletrônico do canal de emissão do DAS, que deve sempre conter o domínio receita.fazenda.gov.br. O link correto para a emissão do DAS é:
Alguns exemplos de sites fraudulentos identificados são:
Além disso, os empreendedores podem utilizar os canais de atendimento oficiais da Receita Federal para esclarecer dúvidas e confirmar a autenticidade dos serviços, além de denunciar qualquer suspeita de fraude.
O órgão também informou que está “tomando as medidas cabíveis para investigar e coibir a disseminação desses sites fraudulentos, a fim de proteger os cidadãos e coibir essas práticas criminosas”.