NOTÍCIAS

Geada atinge Rio Paranaíba e região na madrugada deste domingo, 11 de agosto

 

Lavoura de café em Rio Paranaíba – Reprodução/Revista Cafeicultura

A chegada de uma frente fria na região do Alto Paranaíba na sexta-feira, (9/08), trouxe consigo uma geada inesperada na madrugada deste domingo, (11/08). A região cafeeira do Cerrado Mineiro foi uma das mais afetadas, com produtores locais e a Federação dos Cafeicultores do Cerrado relatando danos em diversas microrregiões.

Embora a geada tenha sido menos severa do que a ocorrência de 2021, o impacto nas lavouras ainda gera preocupação. Em Patrocínio, as temperaturas despencaram para 1,9ºC por volta das 5h da manhã, com relatos de temperaturas ainda mais baixas em alguns locais. A maior apreensão dos cafeicultores agora se volta para a madrugada de terça-feira, (13/08), quando o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) prevê uma onda de frio, potencialmente mais forte.

As cidades de Pratinha, Lagoa Formosa, Tapira, Araxá e Rio Paranaíba também registraram geadas, especialmente nas áreas de baixada, onde o frio se concentrou com maior intensidade. Diversas lavouras de Rio Paranaíba foram afetadas com o fenômeno na madrugada deste domingo. Além das lavouras de café, plantações de quiabo, abóbora, pepino, pimentão, repolho, alface, tomate, salsa, couve-flor e outros produtos agrícolas também sofreram com as baixas temperaturas em Lagoa Formosa.

As temperaturas continuarão baixas em Minas Gerais com mínimas previstas abaixo dos 5ºC em várias áreas, o que pode agravar ainda mais a situação das lavouras na região. Para Rio Paranaíba, entre os dias 12 e 18 de agosto, a previsão é de temperaturas amenas, com mínimas em torno de 11°C e máximas chegando a 28°C. O clima será predominantemente seco e ensolarado, com algumas nuvens ao longo da semana, mas sem previsão de chuvas.

A umidade relativa do ar ficará baixa, variando entre 33% e 98%, o que requer atenção com a hidratação e cuidados com a pele. Ventos leves a moderados também são esperados, o que contribuirá para a sensação térmica agradável.

Lavoura de café em Tapira – Reprodução/Revista Cafeicultura
Fazenda município de Rio Paranaíba – Reprodução/Ouvintes Rádio Paranaíba
Fazenda município de Rio Paranaíba – Reprodução/Ouvintes Rádio Paranaíba
  


12/08/2024 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?