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Isabel Andrade, estudante da Escola Dr. Adiron Gonçalves Boaventura/Imagem: Reprodução
Isabel Andrade, estudante do 2º ano do ensino médio da Escola Dr. Adiron Gonçalves Boaventura, em Rio Paranaíba, e membro do Parlamento Jovem, idealizou um projeto de ensino itinerante dedicado à alfabetização de jovens, adultos e idosos com dissociação do Ensino de Jovens e Adultos (EJA), contando com o apoio de professores capacitados.
Em entrevista às Rádios Paranaíba e Máximus, ela trouxe detalhes do projeto em que destacou a importância da educação na luta contra a desigualdade e o quanto iniciativas como essa podem transformar vidas. “A educação é algo que sempre esteve presente na minha vida, minha mãe é educadora, e essa inspiração foi essencial para que eu defendesse o projeto com todo o coração”, afirmou.
O Parlamento Jovem é um programa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), criado em 2004 para promover a formação política entre os jovens. Em Rio Paranaíba, o programa ainda é recente, e conta com uma equipe de 12 pessoas atualmente. A Câmara de Vereadores, por meio da presidente Lóren Luiza Guimarães, tem sido uma importante parceira nesse processo, desde o lançamento do projeto em abril deste ano.
O projeto da estudante, que foi apresentado na etapa regional em Arcos e seguiu para a etapa estadual em Belo Horizonte, tem como foco combater a desigualdade social por meio da inclusão de pessoas que, por diversos motivos, não tiveram a oportunidade de estudar. Ao falar sobre o público-alvo da iniciativa, Isabel destacou os desafios e a importância de métodos pedagógicos diferenciados, especialmente para adultos e idosos, que já possuem percepções formadas sobre o mundo.
Inspirada pelos métodos de Paulo Freire, ela projetou sua iniciativa com cuidado e dedicação, abordando questões como o etarismo e os preconceitos enfrentados por esses grupos. “Esse projeto é mais que uma ideia; é uma forma de devolver a dignidade para aqueles que, muitas vezes, foram deixados de lado pela sociedade”, destacou.
Durante a entrevista, Isabel também ressaltou como sua participação no Parlamento Jovem tem sido transformadora, despertando nela e em outros jovens o desejo de atuar politicamente. “Sempre tive interesse em política, mas o Parlamento me mostrou a importância de ter uma voz ativa e de lutar pelos nossos direitos”, relatou. Ela ainda incentivou outros jovens a se engajarem no programa, destacando a relevância de criar um polo do Parlamento Jovem na região do Alto Paranaíba.
Dados do IBGE, do Censo de 2022, mostram que a taxa de analfabetismo no Brasil ainda é de 7%. Entre os analfabetos funcionais – aqueles que têm apenas uma compreensão rudimentar da leitura e escrita – esse número sobe para 29%. Esses índices demonstram a urgência de projetos, que visam incluir aqueles que, por falta de oportunidade ou necessidade de trabalhar, foram privados do direito à educação.
Isabel deixou uma mensagem e reforçou o apelo à comunidade e aos vereadores locais para apoiar iniciativas que buscam promover a educação e a cidadania. “Acredito que, com o apoio de todos, podemos transformar nossa cidade e dar mais oportunidades para quem mais precisa.”