Monsenhor Antônio Carlos Paiva – Foto: reprodução/Diocese de Patos de Minas
O Papa Francisco nomeou nesta terça-feira (08), o monsenhor Antônio Carlos Paiva como bispo coadjutor da Diocese de Oliveira (MG). A nomeação atende a um pedido do atual bispo da diocese, Dom Miguel Ângelo Freitas Ribeiro, que enfrenta problemas de saúde e solicitou o apoio de um coadjutor para auxiliá-lo nas funções de governo da Igreja local.
Atualmente, o monsenhor Antônio Carlos Paiva é pároco da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Lagoa Formosa, pertencente à Diocese de Patos de Minas. A notícia foi anunciada oficialmente pela Santa Sé e repercutiu na região com manifestações de carinho e reconhecimento pelo sacerdote. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) também divulgou uma saudação ao novo bispo coadjutor.
Natural de Alto do Rio Doce (MG), monsenhor Antônio Carlos Paiva tem 56 anos e foi ordenado presbítero em 15 de novembro de 1999. Sua trajetória religiosa começou com os estudos de Filosofia no Seminário Maior Maria Imaculada, em Araxá, entre 1992 e 1994, e Teologia no Seminário Maior Dom José André Coimbra, em Patos de Minas, de 1995 a 1998. Ele também é mestre em Teologia Espiritual pela Universidade Gregoriana, em Roma.
Ao longo de sua caminhada pastoral, monsenhor Antônio desempenhou diversas funções. Atuou como vigário e pároco em várias paróquias, incluindo São Benedito, em Patos de Minas; Bom Pastor, em Monte Carmelo; São Sebastião, em São Gotardo; e, desde 2021, na Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Lagoa Formosa. Também foi reitor do Seminário Maior Dom José André Coimbra, além de integrar o Colégio dos Consultores, o Conselho Presbiteral e outros órgãos de apoio à formação do clero.
Em 2019, ele viveu uma experiência missionária na cidade de Maués, no Amazonas, onde testemunhou sua vivência pastoral na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, pertencente à Diocese de Parintins.
Durante a coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira ao lado do bispo diocesano de Patos de Minas, Dom Cláudio Nori Sturm, o monsenhor Antônio afirmou que recebeu o convite com serenidade e fé, sentindo-se chamado por Jesus Cristo a assumir essa nova missão. “Aceitei o convite com espírito de obediência e entrega, confiante de que estarei servindo ao Reino de Deus em um novo território”, ressaltou.
Ele também destacou que se sente confortável com a mudança, uma vez que a Diocese de Oliveira é geograficamente menor que a de Patos de Minas, o que pode facilitar a proximidade com as comunidades.
A ordenação episcopal do monsenhor Antônio Carlos Paiva está prevista para o dia 14 de junho, em Patos de Minas. Até lá, ele participará de atividades da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Em breve, Dom Cláudio anunciará o novo pároco da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Lagoa Formosa.