
MENU

Um caixão foi descartado de forma irregular em um ecoponto de Araxá, no último sábado (12). Imagens de câmeras de segurança mostram o momento em que funcionários de uma funerária jogam o objeto no local, destinado originalmente a entulhos de construção civil e resíduos de podas de árvores.
O episódio chamou a atenção de moradores e reforçou um problema recorrente na região, o uso indevido do ecoponto como depósito de lixo comum, incluindo restos de comida, móveis, animais mortos e, agora, até urna funerária.
A Prefeitura de Araxá se manifestou por meio de nota e confirmou que o descarte foi feito por uma empresa funerária já identificada. A administração municipal notificou a empresa e solicitou esclarecimentos sobre o ocorrido. Ainda segundo o município, o lixo do ecoponto é recolhido regularmente pela Secretaria de Serviços Urbanos e encaminhado a um local apropriado.
Na manhã desta segunda-feira (14), foi registrado um boletim de ocorrência por crime ambiental. Conforme a ocorrência, o caixão não apresentava sinais de uso e possivelmente estava com defeito de fabricação. O objeto foi recolhido e encaminhado ao pátio da Prefeitura.
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) informou que irá investigar o caso para apurar se houve infração ambiental ou outro tipo de ilicitude. “Se forem constatadas irregularidades, as medidas legais cabíveis serão adotadas para a responsabilização dos envolvidos”, destacou em nota.