
MENU

Ferramenta criada por profissional de Tecnologia da Informação (TI) facilita rotina de emissoras, download é gratuito
O operador de áudio das rádios Paranaíba FM 99.5 e Máximus FM 101.5, desenvolveu um sistema que automatiza a transmissão do programa “A Voz do Brasil”. O projeto foi idealizado por Erik Rocha, responsável pelo setor de Tecnologia da Informação (TI) das emissoras.
A ferramenta foi criada para facilitar o dia a dia das rádios que não transmitem o programa ao vivo, às 19h, como determina a legislação. Nestes casos, é necessário inserir o conteúdo manualmente nos sistemas internos para que ele seja veiculado em outro horário permitido.
Com o novo sistema, todo esse processo é feito de forma automática, o que facilita a rotina das emissoras. Segundo Erik Rocha, basta que o usuário tenha um computador com acesso à internet e a linguagem de programação Python instalada. Após configurar o nome e a pasta de destino do arquivo, o sistema passa a executar diariamente as tarefas de download, renomeação e inserção do programa no sistema da rádio, sem necessidade de intervenção manual.
“Essa tarefa é muitas vezes repetitiva e precisa ser feita em horários pouco convencionais. Eu me formei recentemente na área de tecnologia e decidi criar uma solução para isso. Nosso sistema já está funcionando nas duas rádios daqui e também em outras emissoras que começaram a testá-lo”, explicou Erik.
De acordo com a legislação, a transmissão de A Voz do Brasil é obrigatória de segunda a sexta-feira, exceto feriados. O sistema criado pelas rádios de Rio Paranaíba já leva isso em consideração, operando apenas nos dias úteis.
O diretor das emissoras, Rogério Silva, reforçou que a intenção é contribuir com o crescimento do setor. “Não estamos cobrando pelo sistema. Nosso intuito é fortalecer e melhorar o meio”, destacou. A ferramenta está disponível para download gratuito. Para acessar, basta escanear o QR Code abaixo e seguir as orientações de instalação.