
MENU

Procedimentos gratuitos foram realizados no Hospital Municipal e fazem parte do plano de ação da nova gestão para diminuir filas de espera no município
A Prefeitura de Rio Paranaíba, através da Secretaria de Saúde, realizou nesta sexta-feira (25) um mutirão com 94 cirurgias oftalmológicas — sendo de catarata e de pterígio — no Hospital Municipal da cidade. A ação representa o primeiro movimento da nova gestão com foco em zerar a fila de espera por procedimentos de saúde no município.
Durante toda a manhã, pacientes se concentraram em tendas montadas ao lado do hospital, aguardando atendimento. Segundo o prefeito Major Adriano Alves, esse é apenas o começo de uma série de ações previstas para os próximos anos. “Esse mutirão é o primeiro de muitos. Nosso objetivo é diminuir significativamente as filas de espera e garantir atendimento digno a quem precisa. Muitos pacientes aguardavam há anos por essa oportunidade”, destacou.
As cirurgias foram realizadas por uma equipe especializada e toda a estrutura necessária foi montada no próprio hospital, evitando que os pacientes precisassem se deslocar a outras cidades. O prefeito explicou ainda que pacientes que realizaram a cirurgia em apenas um dos olhos já têm uma nova data agendada para o segundo procedimento.
Além da cirurgia, os pacientes receberam gratuitamente um kit pós-operatório, que inclui óculos de proteção e colírios. “A proposta é oferecer um atendimento completo, que vá desde a triagem até o cuidado no pós-cirúrgico, com o conforto e a segurança que a população merece”, explicou o secretário municipal de Saúde, Walter Júnior.
O vice-prefeito Lucas Silva destacou o compromisso da administração com a saúde pública. “É uma satisfação ver o resultado do nosso planejamento. A saúde e a educação são pilares da nossa gestão. E hoje, com essa ação, mostramos que estamos no caminho certo”, afirmou.
A estrutura montada para o mutirão incluiu tendas de recepção, triagem, salas para pré e pós-operatório, além de lanche para os pacientes que estavam em jejum. De acordo com o secretário de Saúde, a organização permitiu um fluxo tranquilo e seguro durante todo o dia.
A ação contou ainda com a realização de 80 exames de ultrassonografia, com o objetivo de zerar a fila de espera na Clínica de Especialidades, além de diminuir a demanda e garantir mais agilidade nos atendimentos. O prefeito reforçou que o transporte de pacientes para realização de exames como tomografias e endoscopias em outras cidades já está sendo providenciado. Ele também mencionou o andamento da construção de um novo hospital municipal, que deve ampliar ainda mais a capacidade de atendimento de Rio Paranaíba.
Confira a reportagem exclusiva das Rádios Paranaíba e Máximus