
MENU

O historiador e escritor de Rio Paranaíba, Jeremias Brasileiro, lançou na última semana, um e-book sobre a “irmandade dos saberes e sabores” – história de um patrimônio afro-brasileiro. A pedagoga e congadeira Antônia Aparecida Rosa de Uberlândia, escreveu no início do e-book: “Comidas e comidas. Da mesma forma que há memórias e histórias. As de Jeremias Brasileiro são várias, respeitando e valorizando a ancestralidade. As histórias são leves, mesmo se tratando de um cotidiano duro, das pessoas negras que narram suas vidas a partir de suas comidas”.
A pedagoga finaliza o texto destacando que “alimentar não é somente saciar a fome” e que o “toque singular das receitas, como uma mágica, são transformadas em alimentos com gostos, aromas e sabores que transcendem o alimento servido”.
No e-book, segundo a Mestra em Filosofia e Doutoranda em Teoria e História do Direito na Universidade Federal de Santa Catarina, o escritor “explora as memórias e história de membros da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito de Uberlândia, por meio da gastronomia” e a obra “trata-se do registro dos saberes e sabores que atravessaram o Atlântico em longas jornadas, vindos de África a partir da diáspora negra forçada e a mazela da escravidão”.
Jeremias Brasileiro é Doutor em História Social pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU); membro do Instituto Histórico e Geográfico Sul de Minas (IHG-SM) sediado em Poços de Caldas, ocupante da Cadeira 05, cujo Patrono é Rei Ambrósio. Ele ainda é escritor, poeta, com textos de dramaturgia, crônicas, literatura afro-brasileira, possui quase 30 livros publicados e é âncora de diversos documentários e curtas-metragens, tanto quanto personagem como participação artística em outros. O rio paranaibano ainda é Comandante Geral da Festa da Congada da cidade de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, de 2005 e presidente da Irmandade do Reinado do Rosário de Rio Paranaíba, desde 2011.
Baixe o e-book gratuitamente. Clique aqui!