MENU

Sargento Nilson, de 47 anos, chegou ao país andino na terça-feira (14). Incêndios atingiram a região centro-sul do Chile e deixaram pelo menos 24 mortos. Sargento Nilson, de Araguari, está entre os brasileiros na missão humanitária no Chile
Nilson Marques /Arquivo pessoal
A Força Nacional do Brasil enviou, nesta semana, 36 profissionais para atuar em uma missão humanitária para auxiliar no combate aos incêndios florestais no Chile. Entre os nomes designados está o do sargento Nilson Marques da Costa Júnior, que atua no batalhão do Corpo de Bombeiros de Araguari.
Compartilhe no Whatsapp
Compartilhe no Telegram
Nilson, de 47 anos, é bombeiro desde 1996 e atua há dois anos na Força Nacional, onde já havia colaborado entre 2014 e 2015. Ele chegou ao Chile na terça-feira (14) junto a brigadistas de outros estados.
“Ele é um profissional completo, com cursos especializados diversos, como salvamento em altura, mergulho autônomo, combate a incêndios florestais. Ele tem o dom de ensinar”, contou ao g1 a sargento Adriana Campos, colega de Nilson em Araguari.
Ainda segundo ela, Nilson fez parte das primeiras equipes empenhadas tanto no desastre de Mariana, quanto em Brumadinho. Ele também ministra cursos de combate a incêndios florestais.
No dia 8 de fevereiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) havia autorizado o envio de ajuda humanitária do Brasil ao Chile. O apoio do país deve alcançar os R$ 13,5 milhões e a operação deve durar duas semanas.
Militares brasileiros foram enviados ao Chile para combate a incêndios florestais
Cedida
Incêndios no Chile
Os incêndios florestais começaram no Chile no início de fevereiro. Pelo menos 24 pessoas morreram, e mais de 340 mil hectares queimaram. Isso afetou mais de 5.400 pessoas e destruiu mais de mil casas.
Os incêndios se concentraram nas regiões agrícolas e florestais do centro-sul do Chile e ocorrem em meio a uma seca prolongada de mais de uma década que afetou a agricultura, as paisagens urbanas e a mineração.
LEIA TAMBÉM:
Entrar no forno, se jogar na piscina: o que sobreviventes fizeram para se salvar dos incêndios no Chile
Garoto chileno de 13 anos ajuda no combate a incêndios com a canoa dele; veja vídeo
Fogo consome árvores perto de Puren, no Chile, em um dos muitos focos de incêndio florestal que estão ocorrendo no país
Matias Delacroix/AP
📲 Confira as últimas notícias do g1 Triângulo e Alto Paranaíba
📲 Acompanhe o g1 no Instagram e no Facebook
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas
Fonte: G1