MENU

[ad_1]
Rei do Futebol, falecido nesta quinta-feira (29), esteve na cidade em pelo menos quatro oportunidades, como jogador, dirigente e empresário. Pelé, relações públicas do NY Cosmos no Brasil à época, visitou as dependências do Praia Clube durante estadia do time em Uberlândia em 1980
Santelmo Souto/Arquivo Close Comunicação
Rei do Futebol, Atleta do Século XX e maior ídolo da história do futebol brasileiro, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, morreu nesta quinta-feira (29), aos 82 anos. Durante a vida, o tricampeão da Copa do Mundo esteve em Uberlândia em, pelo menos, quatro ocasiões.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
O g1 relembrou as passagens do Rei do Futebol pela cidade. Seja como jogador, dirigente ou empresário, o mineiro de Três Corações também deixou a marca dele na história de Uberlândia.
Morre o Rei Pelé aos 82 anos
Pelé participou do lançamento da pedra fundamental do Parque do Sabiá e assinou bola gigante em Uberlândia
Acompanhe a cobertura completa da morte de Pelé
1961 – Amistoso contra o Verdão (com direito a gol)
Ao lado de outros craques, como Pepe, Coutinho e Mengálvio, Pelé disputou um amistoso pelo Santos contra o Uberlândia Esporte Clube no dia 8 de janeiro de 1961. Campeão paulista no ano anterior, o Santos fazia uma excursão pelo país e chegou à cidade mineira depois de perder para o Nacional (SP) dois dias antes.
O jogo ocorreu no Estádio Juca Ribeiro, que já foi demolido. Conforme noticiado na edição do jornal O Globo do dia seguinte, a partida terminou em 6 a 1 para o Peixe. Naquele dia, Pelé, aos 20 anos, marcou o último gol do jogo.
Ainda segundo o jornal, a cidade pagou, na época, 800 mil cruzeiros para receber Pelé e o esquadrão santista, que, naquele ano, seria novamente campeão paulista e ainda conquistaria a Taça Brasil.
Arquivo do jornal O Globo mostra como foi a partida que Pelé jogou em Uberlândia
O Globo/Acervo
1980 – Visita às obras do estádio e a bola que “sumiu”
Em 1980, já aposentado como jogador e então dirigente do time New York Cosmos, dos Estados Unidos, Pelé esteve na cidade para acompanhar um amistoso entre a equipe norte-americana e o Uberlândia Esporte Clube.
RELEMBRE: #Tbt revive jogo em 1980 entre Uberlândia e NY Cosmos de Pelé, Capita e Beckenbauer
Durante a visita, ele também visitou o campo de obras do Estádio Parque do Sabiá. A estrutura seria inaugurada dois anos depois, ainda com o nome de Estádio Municipal João Havelange.
Na ocasião, ele autografou uma grande escultura em forma de bola de futebol, que ficou exposta no parque por vários anos. Porém, o objeto desapareceu e até hoje não foi encontrado.
Pelé em visita a Uberlândia em 1980
Futel/Arquivo
1989 – Encontros de negócios e pedido de paz nos estádios
Menos de 10 anos depois, em 1989, Pelé retornou a Uberlândia como homem de negócios e se encontrou com empresários da cidade. O ex-jogador também foi à sede do Sindicato Rural de Uberlândia no Camaru.
Durante a tarde, ele visitou o Praia Clube e distribuiu autógrafos para os fãs. No local, ele comentou sobre a expectativa para o duelo decisivo entre Brasil e Chile, pelas Eliminatórias da Copa de 1990, que ocorreria dias depois no Maracanã, e tentou apaziguar a rivalidade entre os dois países.
“O futebol é esporte, congraçamento, é para botar os povos juntos. É amizade, não é guerra”, declarou.
Apesar do pedido do Rei, a partida ficou marcada pela atitude do goleiro chileno Rojas, que simulou que foi atingido por um sinalizador em campo. Ele caiu no chão e se cortou com uma lâmina, o que levou o time dele a deixar o gramado. Posteriormente, a Fifa analisou as imagens, descobriu a farsa, baniu Rojas e excluiu o Chile das copas de 1990 e 1994.
Pelé deu autógrafos e caminhou pelo Praia Clube em Uberlândia em 1989
Arquivo/TV Integração
2011 – Inauguração de academia e presente para diretor da TV Integração
Em 2011, Pelé esteve em Uberlândia para inaugurar uma unidade da Pelé Club, franquia de academias que ele administrava. O estabelecimento foi aberto no Center Shopping com direito a evento de lançamento.
Na época, o Rei cedeu uma entrevista para o programa Bem Viver, da TV Integração. Após a conversa, Pelé presentou o atual gerente da operações da TV Integração, Leonardo Faria, com uma camiseta autografada do Santos. Leonardo ainda guarda o mimo dado pelo Rei do Futebol.
Leonardo Faria recebeu das mãos do Rei uma camisa autografa do Santos
Arquivo/TV Integração
📲 Confira as últimas notícias do g1 Triângulo e Alto Paranaíba
📲 Acompanhe o g1 no Instagram e no Facebook
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas
[ad_2]
Fonte: G1