MENU
Um protocolo de intenções de patrocínio para a construção do novo Museu do Zebu no Parque Fernando Costa, em Uberaba, foi assinado no último domingo (1º) entre a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e o Banco do Brasil (BB). O museu tem quase 50 anos e reúne acervo sobre a história e evolução das raças zebuínas no Brasil.
O acordo prevê alocação de R$ 22 milhões para custear todas as atividades do novo museu por pelo menos cinco anos. As obras devem começar logo após o encerramento da ExpoZebu 2022, no dia 8 de maio. A proposta é possibilitar uma imersão ainda mais profunda no universo das raças zebuínas.
Segundo a ABCZ, o projeto do novo Museu foi desenvolvido pelo arquiteto Gustavo Penna. Já o projeto museológico será desenvolvido pela empresa Expomus, de São Paulo (SP), que também é responsável pela revitalização do Memorial Chico Xavier.
“Nós teremos condições a partir de agora de mostrar ao mundo a importância do Zebu e o papel do Brasil neste processo. Hoje o Zebu é líder da pecuária tropical e o desbravamento que os brasileiros devem se orgulhar da promoção da pecuária brasileira e isto desdobra tantos outros valores, que são os valores da nossa gente, da nossa cultura, dos nossos costumes, tão entranhados no mundo rural. Para nós é um momento histórico e a partir de agora o Museu do Zebu tem condições de ser um dos mais importantes do Brasil”, comentou Thiago Riccioppo, gerente do Museu do Zebu.
Presidente da ABCZ, Rivaldo Machado Borges Júnior; presidente do Conselho Curador do Museu do Zebu, Jairo Machado Borges Furtado; e presidente do Banco do Brasil, Fausto Andrade Ribeiro — Foto: ABCZ/Divulgação
Assinaram o documento o presidente do Banco do Brasil, Fausto Andrade Ribeiro, o presidente do Conselho Curador do Museu do Zebu, Jairo Machado Borges Furtado, e o presidente da ABCZ, Rivaldo Machado Borges Júnior.
“O Banco do Brasil é um grande parceiro do agro e sempre está na frente. A instituição enxergou na história do Museu do Zebu este aporte de recursos, porque sabe que o Zebu foi quem construiu a bovinocultura brasileira e que colocou o país em destaque como maior exportador de carne do mundo. Para nós isto é muito importante”, disse Rivaldo.
O presidente do Banco do Brasil também comemorou a novidade.
“Agradeci ao Rivaldo por ter dado a oportunidade ao Banco do Brasil de fazer parte desta linda história da ABCZ e de trabalharmos juntos na construção de um Museu tão importante para preservar a história da zebuinocultura brasileira”, afirmou Fausto.
Museu do Zebu fica no Parque Fernando Costa, sede da ABCZ em Uberaba — Foto: Reprodução/ABCZ TV