MENU
Um vídeo de uma moradora de Rio Paranaíba pedindo por ajuda para realizar uma cirurgia de hérnia de sua filha viralizou nas redes socias nesta quinta-feira (08). O relato da mãe da jovem que também aparece no vídeo, diz que a família aguarda pelo procedimento cirurgíco há cinco anos e pediam providências dos órgãos públicos.
Não demorou algumas pessoas da cidade já começaram a se mobilizar para fazerem campanha afim de ajudar a família. O caso foi encaminhado para a Secretaria de Saúde do município, afim de obter informações sobre esse ocorrido. Em nota, divulgada na tarde desta sexta-feira (09), a secretária de saúde, Márcia Elaine, destaca que a paciente em questão deu entrada com a documentação em julho de 2018 e que no mês seguinte, no dia 16 de agosto, ela foi chamada para a avaliação do risco cirúrgico para a realização da cirurgia.
Na oportunidade, segundo a nota, a mãe informou à Secretaria de Saúde que sua filha estaria grávida e, que portanto, não poderia realizar a cirurgia. Já em novembro de 2019, o setor de agendamento e tratamento fora do domícilio reagenderam uma nova avaliação com o cirurgião, afim de marcar a cirurgia. Exames foram solicitados e todos foram agendados e realizados pelo SUS, porém, continua a nota, “paciente só retornou em 2020 com os resultados de exames, depois de muito cobrança do setor responsável”.
Ainda segundo as informações, quando a paciente deixou o resultado dos exames na sede da Secretaria de Saúde, já havia se iniciado a pandemia do novo coronavírus e todos os procedimentos cirúrgicos em todo o país haviam sido suspensos, conforme deliberação e normatização.
A Secretaria de Saúde esclarece, por fim, que jamais foi negado atendimento à paciente e que a cirurgia só não foi realizada por responsabilidade única e exclusiva da paciente , sendo que todas as medidas foram tomadas a tempo e a hora. A pasta destaca ainda que está de portas abertas para prestar todo atendimento necessário, seguindo todos os protoclos do SUS.
Confira a nota na íntegra: NOTA DE ESCLARECIMENTO CIRURGIA