MENU
A subestação Araguari 3, que é construída pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), recebeu o Módulo Unitário de Controle e Proteção (MUCP). O equipamento foi instalado em um contêiner e contém todos os componentes de controle e proteção do novo local.
De acordo com a Cemig, a Araguari 3 é uma subestação de chaveamento, que interliga circuitos de suprimento sob o mesmo nível de tensão e possibilita a multiplicação. O espaço recebe um investimentos de R$ 6,3 milhões.
A nova SE vai atender a planta da LD Celulose em tensão de 138 kV e está conectada ao sistema elétrico por meio de uma derivação da linha de distribuição que interliga as subestações Miranda e Dmae.
“O MUCP utiliza moderna concepção tecnológica em seu desenvolvimento. Entre suas vantagens está a contribuição para reduzir o tempo da obra, pois chega pronto para ser instalado na SE”, explicou José Valteir de Araújo, engenheiro de empreendimentos da Cemig.
A construção do empreendimento faz parte de um conjunto de obras que inclui outras melhorias no sistema elétrico da Cemig no Triângulo Mineiro. A subestação Miranda, por exemplo, foi ampliada, ganhou nova seção de 138 kV e outras adequações para garantir atendimento aos atuais e novos clientes.
Diversas linhas de distribuição que conectam o sistema elétrico regional recebem obras de reforço e ampliação de capacidade de transmissão, que envolvem os municípios de Nova Ponte, Araguari, Iraí de Minas, Uberaba e Sacramento.