MENU
A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) firmou um acordo com o Corpo de Bombeiros que vai permitir o desenvolvimento de atividades de extensão nos municípios do Triângulo Mineiro Alto Paranaíba. A minuta oficializando a parceria foi assinada no dia 13 de abril.
Com esse acordo, serão realizadas ações educativas na forma de cursos, oficinas e palestras para a comunidade envolvida no projeto, além de promover encontros visando trocas acadêmicas e construção de trabalhos conjuntos entre o Corpo de Bombeiros e a universidade.
Além disso, segundo os bombeiros, o foco é fomentar trabalhos acadêmicos visando a redução do risco de desastres.
O reitor da UFU, Valder Steffen Junior, comentou que a parceria já existia, mas ela foi renovada.
“Todo mundo ganha com esta parceria. […] Mas nós queremos aproveitar esta nova fase para aperfeiçoar as ações, ampliar a colaboração entre as duas instituições e colocar a nossa universidade ainda mais a serviço da comunidade”, comentou.
O coronel André Humia Casarim, comandante do 2º Comando Operacional de Bombeiros, que fica em Uberlândia, também destacou que a integração é importante para ambas as partes.
“Nós temos a prática e a UFU, por sua vez, detém a expertise e o efetivo (professores e alunos). Com essa cooperação, unindo prática e conhecimento, iremos servir melhor a sociedade”, disse.
Reunião entre membros dos bombeiros e da UFU em Uberlândia — Foto: Milton Santos/UFU
Conforme a UFU, após a assinatura, ocorreu uma reunião entre os integrantes dos bombeiros e professores dos institutos de Ciências Agrárias (Iciag) e Geografia (IG) e da Faculdade de Engenharia Civil (Feciv).
A reunião serviu para apresentar a atuação da Coordenadoria Intermunicipal para Redução do Risco de Desastres (CIRRD), que pode contar com atuação da universidade. Entre as questões que a UFU podem contribuir estão:
“Essa ação com o Corpo de Bombeiros possibilitará, ainda mais, que a UFU realize ações de extensão em várias áreas, tais como engenharia, arquitetura, geografia, biologia, química e medicina; as ações são muito diversas e visam a levantar temáticas de interesse da defesa civil, segurança pública e proteção da vida por meio da prevenção de desastres”, explicou o pró-reitor Hélder Silveira.