MENU
É frequente as ocorrências de animais silvestres resgatados dentro de casas em Uberlândia. Muitas vezes, a entradas desses bichos pode causar medo e pânico, mas o primeiro passo é manter a calma e avaliar a situação, isso porque, nem sempre a captura é a melhor alternativa.
Segundo o chefe do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Uberlândia, Rodrigo Santos, com a expansão do perímetro urbano, aumenta também a presença dos animais silvestres e, na maioria das vezes, a captura não é necessária.
Um exemplo disso é que metade dos bichos resgatados que estão no Hospital Veterinário de Uberlândia está saudável e não deveria estar na unidade.
“Os animais, quando estão no quintal da residência, não estão ali para ficar; estão de passagem. Se você maneja esse animal, submete ele ao estresse da captura ele pode ficar debilitado”, afirmou Rodrigo.
Órgãos ambientais alertam sobre captura indevida de animais silvestres em Uberlândia
Rodrigo orienta que alguns cuidados podem ser tomados para evitar essas situações, como, por exemplo:
“São cuidados que fazem toda a diferença quando a gente quer se relacionar bem com a natureza, quando a gente quer ver animais cada vez mais saudáveis”, alertou o profissional.
Conforme Rodrigo, caso o animal não estiver machucado, em risco ou apresentando risco à alguém, não há a necessidade de capturá-lo.
Mas, em um desses casos, o mais seguro é acionar os órgãos ambientais e de emergência. Veja quais: