NOTÍCIAS

Lei Paulo Gustavo traz documentários sobre a história e cultura de Rio Paranaíba, confira

Na última semana, vários documentários foram apresentados a Secretaria de Cultura de Rio Paranaíba. Os projetos abordaram locais históricos e pontos turísticos da cidade e região. Além da cultura e costumes da população local.

Os projetos foram realizados a partir da Lei Complementar nº 195/2022 – Lei Paulo Gustavo, que é o maior investimento direto já feito no setor cultural do Brasil, totalizando R$ 3.862.000.000,00. Aprovada durante a pandemia de Covid-19, a ação demonstra a resistência da classe artística e presta homenagem ao artista Paulo Gustavo, vítima da doença.

Em 2023, com a recriação do Ministério da Cultura, a Lei foi cumprida, e permitiu que estados e municípios possam solicitar os recursos após a regulamentação pelo Ministério. Além disso, os projetos contaram com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura.

Confira os trabalhos apresentados:

Conhecendo Nosso História: Morro do Pião, Igreja do Rosário e Pedra do Felipe, mostrou a beleza dos locais através de fotos e vídeos e sua rica herança cultural. Realizado pela equipe das Rádios Paranaíba e Máximus e a parceria da Rochanet, o documentário conta como a cidade de Rio Paranaíba (antiga São Francisco das Chagas do Campo Grande) teve início, além de destacar as belezas e importância do Morro do Pião e da Pedra do Felipe.

Tudo começou quando duas famílias vieram para a região. E cada uma queria que a construção da Capela fosse feita em suas terras. Para resolver a situação, o então padre Franciscano decidiu construir a Igreja do Rosário na divisa das duas propriedades selando um acordo de paz.

A construção foi dedicada à Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, e o local é palco de diversas celebrações como a congada. O monumento preservou o estilo barroco, sua restauração contou coma a bela pintura no teto do presbitério realizada pela artista plástica Conceição Boaventura.

As lendas, o ponto de referência e a rica história marcaram o Morro do Pião, ponto turístico da cidade. O monumento também abriga uma rica fauna e flora típicas do cerrado. Recentemente, o local recebeu placas instrutivas através de um projeto da Prefeitura, com o objetivo de conscientizar os visitantes a preservarem o patrimônio.

Além da “Pedra do Felipe”, assim chamada devido ao notório morador de Rio Paranaíba, Felipe Abraão Jaber sempre descansar e acompanhar o pôr do sol nos finais de tarde. O local atualmente recebeu um projeto paisagístico com um mirante para abrigar a pedra com a homenagem póstuma a Felipe Abraão Jaber.

Todos estes patrimônios agora são bens tombados pela Prefeitura Municipal por sua importância cultural para a cidade, e teve suas histórias narradas pelo professor e historiador Alemmar da Silva Oliveira.

O documentário está disponível no canal oficial das Rádios Paranaíba e Máximus.

Conhecendo Nosso História: Morro do Pião, Igreja do Rosário e Pedra do Felipe – Fundação José Resende Vargas de Rádio

Estrelas da Cultura: Folias de Reis de Rio Paranaíba, a produção aprofundou nas tradições das folias de Reis, uma expressão cultural rica da região. O documentário destacou o valor e a beleza da festividade que celebra a visita dos Três Reis Santos Gaspar, Melchior e Baltazar ao menino Jesus e que é um importante legado cultural.

Através de entrevistas exclusivas com membros das tradicionais Folias da região, histórias emocionantes e apresentações, o projeto buscou preservar a riqueza cultural de Rio Paranaíba. Através desta profissão de fé e cultura.

O dia principal do festejo acontece todo dia 6 de janeiro, vindo depois do cortejo, que ficam em festa do dia 24 de dezembro ao dia 5 de janeiro, representando o tempo que os Santos Reis caminharam.

Conheça mais sobre a festividade, alguns nomes são são importantes durante as comemorações como o “Festeiro”,  que é a pessoa que promove a folia; o “Mestre ou “Capitão, quem organiza a folia; o “Coro”, pessoas que cantam as músicas narrando o nascimento e a visita dos reis a Jesus. São seis ou mais “vozes”, o capitão canta o primeiro verso e as outras pessoas cantam a “resposta” e tocam instrumentos.

Além do “Bandeleiro ou alferes da bandeira”, que é o porta-bandeira da folia; “Passar a Coroa”, reza-se o Rosário (três contemplações), canta-se em honra aos Santos Reis, confecciona uma coroa com enfeites e a coloca no dono da residência. Ao finalizar as celebrações, a coroa é “passada” para outros festeiros. O rito geralmente acontece no término do trajeto dos foliões que passam de casa em casa.

As nomenclaturas variam de região para região. E o documentário está disponível no canal Ebn Produções

Estrelas da Cultura: Folias de Reis de Rio Paranaíba – Equipe EBN Produções

Negros do Alto Querosene: resistência e Sociabilidade, a produção foi realizada a partir do artigo: Negros do Alto Querosene – Resistência e Sociabilidade, escrito pelo historiador Marcelo José de Castro, que retrata o Alto da Querosene. Uma comunidade rica em cultura, história e tradições na cidade de Rio Paranaíba.

O documentário abordou a cultura local, a resistência e a sociabilidade entre os descendentes de escravos na região de Rio Paranaíba. O trabalho viajou pelo tempo e resgatou a história e as discussões das mudanças sobre o negro neste cenário.

A produção relatou sobre o preconceito, a marginalização e a luta do negro em Rio Paranaíba no final do século XIX e início do século XX. Que foram identificados na comunidade do Alto do Querosene.

A viajem pelo tempo é importante para compreender a resistência contra o preconceito e a luta por uma vida melhor do negro na região. Além de relatar as grandes mudanças no cenário local ao longo do tempo.

O documentário está disponível no canal do Músico Gabriel Rocha.

Negros do Alto Querosene: resistência e Sociabilidade – Pesquisa histórica e direção: Marcelo José de Castro – Captação e edição de áudio e vídeo: Gabriel Rocha

A Trajetória da Fanfarra Paranaibana, o documentário conta a história desde da criação da Fanfarra. Importante elemento cultural de Rio Paranaíba, a Fanfarra Paranaibana foi criada no ano de 1979 e passou por diversos momentos que foram retratados no projeto.

A Associação Musical e Artística “O Som do Cerrado” apresenta o documentário sobre o surgimento da Fanfarra Paranaibana, com relatos de pessoas participaram ativamente do movimento ao longo dos anos. As dificuldades enfrentadas no início e como superam os desafios através da luta e garra em busca por crescimento.

Os desfiles cívicos, realizados em Rio Paranaíba e região. Sobretudo, na tradicional Festa do Festa do Fazendeiro. São lembrados com entusiasmo pelos membros da Fanfarra.

Atualmente ela está ativa e zela pela cultura e tradição do povo de Rio Paranaíba, e disponibiliza vagas para a participação e conhecimento às novas gerações. Os ensaios acontecem nas segundas e quartas às 19 horas na Escola Municipal Tancredo Neves em Rio Paranaíba.

O documentário está disponível no canal da Associação Musical e Artística “O Som do Cerrado”.

 
A Trajetória da fanfarra Paranaibana – Associação Musical e Artística “O Som do Cerrado”

Ainda dentro das apresentações, o projeto incluiu alguns videoclipes, entre eles “Te Amar Feito Um Louco”, a primeira música inédita de um dos talentos de Rio Paranaíba, o cantor Gustavo Machado.

A produção contou com uma equipe de profissionais altamente gabaritados, que colaboraram para a criação deste videoclipe, incluindo:

Áudio – Composição: Henrique Prado; Interpretação: Gustavo Machado; Produção Musical: Gabriel Rocha; Teclados: Maicon Vicenti; Mixagem e Masterização: Flávio Libório.

Vídeo – Localização: Estúdio Show; Produção: Gabriel Rocha; Captação e Edição: Gabriel Rocha; Pós-Produção: Gabriel Rocha.

O videoclipe pode ser assistido no canal oficial do cantor Gustavo Machado.

Videoclipe – Te Amar Feito Um Louco – Cantor Gustavo Machado

Além de documentários e videoclipes, o projeto contemplou ainda a produção de vídeos curtos. “Construindo mini vídeos das áreas culturais de Rio Paranaíba” foi uma proposta que trouxe a criação de pequenos vídeos que destacam as áreas culturais e as belezas de nossa cidade.

A projeto traz um guia prático que tem como intuito, produzir pequenos vídeos de forma simples e acessível, através do programa CapCut. Desenvolvido pela ByteDance, empresa responsável também pelo TikTok, o CapCut é um programa de edição de vídeo gratuito que disponibiliza recursos como efeitos de transição, filtros, legendas e faixas de áudio para ajudar o usuário na produção audiovisual.

A produção também destaca a importância da acessibilidade, com o uso de legendas, tutorial e Língua Brasileira de Sinais – Libras.

Os vídeos estão disponíveis no canal oficial das Rádios Paranaíba e Máximus.

  

Participe do canal da Paranaíba Máximus no WhatsApp e receba as principais notícias de Rio Paranaíba e região direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.




09/03/2024 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?